Saturday, May 21, 2011

O "nao" desfralde do Gianluca


Quando é que se desfralda um filho?

Prometi para mim mesma que quando nos mudassemos para o Brasil eu começaria o desfralde do Gianluca.

Até privadinha com musiquinha ele ganhou de Natal para dar uma motivada no novo projeto.

Dai que durante 2 meses ficamos por conta de arrumar documentos dos 3, arrumar casa para se mudar, comprar moveis, montar coisas e receber a mudanca de USA... Ops... cade tempo para desfraldar o muleque?


Faz uns 10 dias que começamos tentando mas as coisas nao tem ido muito bem. A privadinha ficou de enfeite no banheiro, a tampa para o vaso regular voltou para casa da minha mae e nada do desfralde dar certo.

De novo me sinto despreparada para essa nova fase. Ja expliquei para ele, mas ele tem medo do vaso normal, ok, vamos na privadinha, mas ele acha que ela é brinquedo e fazer coco em brinquedo nao rola.

Ja pedi para ele me avisar quando tem vontade de fazer xixi ou coco, mas ele nao avisa, muito pelo contrario, faz na fralda e ainda nega.


Tambem trouxe comigo alguns pull-ups, que nada mais sao que cuequinhas em formato de fralda para treinamento do desfralde, mas ele praticamente ja sujou metade do pacote e nao avisa.


Meu Deus, é tao complicado assim?


Nao vejo a hora de parar com as fraldas, nao sei se sera uma liberdade para nos dois, mas gostaria que essa fase ja estivesse acabando.

Meninas, preciso de ajuda. Sugestoes. Dicas de livros, enfim, preciso de uma luz.

Beijos e bom final de semana



Kel

6 comments:

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) said...

Oi Raquel, tudo bem?
Por aqui tb estamos desfraldando. Tirei a fralda na ultima segunda-feira. Apesar de algumas escapadas estamos indo bem. A dica é comprar pra ele alguns livros com figuras e imagens sobre isso. Davi adora ler e relembrar onde deve fazer xixi. Não faça pressão, cada criança tem o seu tempo. A vantagem do meu lado é a escola e lá todos os amiguinhos já desfraldaram e estão nesse processo junto com ele.
Aparece lá no blog! Beijocas

Daniely said...

Amiga,

Antes de comecar o desfralde, voce precisa ter certeza que chegou o momento, primeiramente ele teria que estar mostrando "sinais" de que esta pronto pra iniciar o desfralde...
Da uma olhadinah aqui sobre os sinais: http://brasil.babycenter.com/toddler/tirar-fralda/lista/
Outras dicas que peguei de uma amiga, na epoca em que pensei desfraldar o Biel:
Começar o treinamento muito cedo significa que você vai gastar mais tempo ensinando o seu filho a usar o troninho.
Observe os sinais de que a criança está pronta antes de iniciar o treinamento
Meninos levam mais tempo para largar as fraldas do que as meninas.
Como xixi e cocô normalmente acontecem ao mesmo tempo, os meninos aprendem primeiro a fazer xixi sentado. Só quando graduarem é que você deverá ensiná-los a fazer em pé.
Usar o penico significa que você terá que treinar a criança em duas etapas: Primeiro penico e depois vaso. Mas, atenção, ir direto para o vaso sanitário pode ser assustador! alguns pequenos têm medo. Respeite as reações do seu filho.
Comece a mostrar vídeos e ler livros temáticos para as crianças a partir dos 18 meses.
As fraldas de treinamento podem confundir os pimpolhos.
Mostre como se faz! As crianças aprendem com o exemplo dos pais.
Premiar a criança sempre que ela acertar pode ser uma boa estratégia para estimulá-la ao aprendizado
Aja naturalmente quando a criança errar. Não faça um drama!
Faça um estoque gigantesco de cuequinhas.
Tirar foto quando ele acertar o alvo
Abrir a torneira enquanto ele estiver sentadinho no vaso para estimular o xixi

Ano passado, pensei que Biel estivesse pronto, percebi que nao era o momento e ele continuou nas fraldas...

Adriana said...

Ola, nao se desespere cada criança tem seu tempo e do Gianluca com certeza chegara. Ele sente a sua ansiedade o que com certeza dificulta mais, mas o mais importante e respeitar o tempo dele....quando menos esperar ele proprio estara pedindo para ir ao banheiro....E indo na escolinha ele começara perceber as outras crianças e começara ir tambem. Guarde a ansiedade e viva a serenidade....Cada criança tem seu proprio tempo. Beijnhos carinhosos carregados de energias positivas do outro lado caloroso do Brasil

***... Nana e Nenê ...*** said...

Oi amiga..
Então... Tem uma série de sinais que a criança dá que mostra pra gente se ela tá pronta ou não para o desfralde... Dá uma olhada nos itens desse site: http://maedamalu.blogspot.com/2011/01/desfralde-fisicamente-e-emocionalmente.html
Eu considero que a Giu já está pronta... Mas eu quero esperar as férias de julho que vou estar com ela o dia todo em casa para começar e aí na volta à aula em agosto a escola dá continuidade junto comigo no processo... Piniquinho aqui eu optei por não comprar pq senão depois é outrooo processo ter que passar pro vaso, comprei o redutor só... Deixei um tempo a Giu brincar com ele.. de vez em quando antes de entrar pro banho eu ponho e deixo ela sentar, sem pressão, só por sentar mesmo.. pra ela ir se familiarizando... até hoje ela só fez xixi usando o redutor uma vez...
Outra coisa que observo nela é que ela SEMPRE (SEMPRE MESMOOO) avisa quando faz xixi e cocô... Fora que o cocô é reloginho.. Nunca atrasa!! rsrs... Demonstra muito interesse tbm quando vê a gente indo ao banheiro, pergunta o que é, pede pra ver.. E isso já rendeu umas cenas engraçadas do tipo: ela viu o pai fazendo xixi e um tempo depois quando viu o banheiro aberto chegou na ponta do vaso e ficou segurando a barriga e dizendo que tava fazendo xixi.. kkkkkkkkkkk...
Mas enfim.. Vc precisa perceber se o Giani ja está maduro e apresenta os sinais descritos no link que postei aí em cima... Eu já consigo perceber TODOS eles na Giu e por isso decidi que nas minhas férias de julho vamos começar o processo... E pelo que já li, varia muito o tempo de adaptação de cada criança, tem umas que de primeira já ficam de boa, outras levam 2 semanas, algumas 2 meses... kkk.. Paciência é a palavra chave nessa hora!
Bjus

Pri said...

Olha Kelly, o Jão disse que não queria mais colocar a fralda aos 2 anos e 2 meses. O xixi foi bem tranquilo mas o cocô foi bem difícil. Ai eu acho que entra aquele lance de todo mundo falar: Cada criança tem uma mania.
Mas eu aprendi a discordar disso. Acho que cada criança tem o seu tempo e quanto mais tarde melhor. As crianças, em determinada fase, vão aprender que podem ficar sem fralda e vão sim gostar daquela liberdade. Mas isso não quer dizer que estão prontas para serem desfraldadas.
A Alice saiu da fralda com 2 anos e 7 meses. 3 dias depois, sem acidentes, nem fralda da noite usava mais. Diferente do Jão que ainda usou fralda da noite por um bom tempo por falta de preparo.
A Clara, desde 1 ano e meio faz xixi e cocô DIREITINHO na privada. Ficou 3 dias sem fralda, 3 dias sem UM acidente sequer. E não estávamos desfraldando. Estávamos a deixando pelada por causa do calor.
Só que ela não tinha maturidade ainda. Hoje, se está sem fralda não faz nem xixi e nem cocô na calcinha. Usa a privada, pede para fazer. Mas se está um pouquinho distraída e a gente não fica em cima, escapa. Acho que isso não vale a pena. A criança tem que estar apta a parar o que está fazendo para pedir.
E estamos adiando o desfralde para setembro/outubro ou quando ela realmente quiser. Pq fralda é um saco? É. Mas as consequências futuras de um desfralde precoce são MUITO piores.
Beijocas.

Pri said...

http://causosdepequetita.blogspot.com/2008/09/coco-no-penico.html

http://nalu.in/822

Eu acho que quando tiver que ser, a gente não tem que pensar em penico, em livros, em redutores de privada. Tudo corre tão natural que nosso problema acaba virando: Limpar com lencinho ou duchinha higiênica?